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ESCOLAS AMIGAS DOS DIREITOS HUMANOS

A missão...

O Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos , em parceria com a Amnistia Internacional, pretende defender os Direitos Humanos, em todas as suas vertentes, dando visibilidade a casos de violação desses mesmos direitos e à sensibilização para as questões com eles relacionadas. É um projeto aberto à comunidade educativa, que visa o apelo à participação em aspetos da cidadania e que promove atividades de interesse geral, de que se destacam a maratona de cartas e um encontro nacional com todas as escolas participantes.


Maratona de Cartas 2020

Decorreu na Escola a Maratona de Cartas, até ao dia 2 de janeiro de 2021. É o maior evento de ativismo do mundo, organizado pela Amnistia Internacional.

Com a Maratona de Cartas, o mundo inteiro atua em defesa de um conjunto de casos selecionados e esse movimento global permite, muitas vezes, mudarmos as vidas dessas pessoas. Lutamos juntos. Vencemos juntos. Em 2019/20, naquela que foi a primeira edição da Maratona de Cartas inteiramente digital organizada pela Amnistia em Portugal, entregámos às autoridades 133 944 assinaturas vindas de Portugal! As assinaturas foram recolhidas de forma online e posteriormente impressas e entregues às respetivas autoridades. Com esta nova metodologia, foi possível evitar a impressão de quase 100 000 folhas de papel. A nível mundial, a Maratona de Cartas atingiu na edição passada um novo valor recorde, com mais de 6,5 milhões de assinaturas.

Veja o vídeo explicativo da Maratona de Cartas.

5.º Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos

O nosso Agrupamento participou, entre 16 e 18 de abril, no 5.º encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, organizado pela Amnistia Internacional, que reuniu nove escolas e contou com a presença de 39 estudantes, 14 docentes e 13 voluntários e, pela primeira vez, decorreu totalmente em formato online.

Esta edição permitiu, uma vez mais, dar voz aos jovens e incitar a comunidade escolar à participação ativa na integração dos valores e princípios inerentes aos direitos humanos nas suas escolas.


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