info
Seja bem-vindo ao site oficial do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos.

CLUBE HELPO DA REYNALDO

A missão...

O Clube Helpo da Reynaldo é um projeto profundamente enraizado na EBSPRS desde 2017-2018. Promove a prática da solidariedade apoiando a educação de crianças e jovens de comunidades desfavorecidas, através da doação de bens e do apoio direto a escolas e crianças.

Promove a responsabilidade e o respeito interpessoal favoráveis a um ambiente de aprendizagem adequado através da interação entre discentes de diferentes turmas e anos. Fomenta o sucesso escolar e o envolvimento de Enc. de Educação, proporcionando o exercício da cidadania democrática. A parceria com a ONGD HELPO é um suporte fundamental.

Parceria:


Campanhas

LIVRO INFANTIL SOBRE AS CRIANÇAS DESLOCADAS DE CABO DELGADO

“A Aldeia que os Monstros Engoliram”, com texto de Maria João Venâncio e ilustrações de Luís Cardoso. “A Aldeia que os Monstros Engoliram” conta a história de Suzi, uma menina de 10 anos que se viu obrigada a fugir de casa, em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, e caminhar centenas de quilómetros para escapar aos “monstros” que atacaram a sua aldeia, na esperança de chegar a um lugar seguro.

Graças ao financiamento da GALP e apoio do Camões, I.P., este livro reverte, na totalidade, para os projetos implementados pela Helpo e pode ser adquirido, com um donativo de 14,90€. Veja como aqui. Este livro estará disponível em breve nas Bibliotecas do AEPRS.


SEJA VOLUNTÁRIO DA HELPO

De 6 a 19 de setembro, ser voluntário Helpo nas lojas Pingo Doce é garantir boa educação a milhares de crianças em Moçambique e São Tomé e Príncipe. A participação dos voluntários faz toda a diferença no sucesso desta campanha. Contamos consigo, sozinho ou em grupo, em qualquer loja Pingo Doce do país, para transmitir boa educação a quem mais precisa.

Faça a pré-inscrição no formulário.


TRANSFORME O SEU IRS NUMA ESCOLA
Solidariedade com crianças das escolas de Moçambique

Em Moçambique mais de 1,2 milhões de crianças não vão à escola, mas todos podemos contribuir para que isso faça parte do passado. Basta apenas doar 0,5% do seu IRS à HELPO para ajudar dezenas de milhar de crianças moçambicanas a poderem estudar.

Aqui explica como.


Coordenação
Objetivos
Atividades
Links

Balanço de 2021/2022

O Clube terminou o ano de 2021-2022 com 98 membros, pertencentes a 24 turmas do 7.º ao 12.º ano.

  • A Campanha de recolha de roupas e brinquedos para crianças refugiadas dos 0-5 anos permitiu entregar 15 caixotes.
  • Foram realizadas 2 recolhas de Livros e Filmes em DVD que sustentaram 2 feiras "Cinema e Leitura com a HELPO", de uma semana (dez e junho), asseguradas voluntariamente nos tempos livres por discentes do Clube. Os fundos angariados permitiram renovar os amadrinhamento / apadrinhamentos da escolinha pré-escolar de Mahunha (Nampula, Moçambique) e de quatro jovens estudantes do ensino secundário na modalidade de prosseguimento de estudos (escola de Impire, Cabo Delgado, Moçambique).
  • A campanha de recolha de livros infantis nas escolas Dr. Sousa Martins e Bairro do Paraíso permitiu uma doação à Helpo de 8 caixas.
  • A Campanha de consignação do IRS foi bem divulgada, também pela APEE da EBSPRS.
  • Na Campanha 1 caixa, 2 caixas, 50 caixas..., o Clube fez triagem, organização e encaixotamento de bens recolhidos.
  • A Campanha Pintar em Moçambique traduziu-se em 10 títulos originais de livrinhos para colorir, dos quais foram impressos e enviados 150 livrinhos.
  • Foram escritas cartinhas para as crianças e jovens apadrinhadas / amadrinhadas.
  • A Campanha Palestrinhas (divulgação do projeto por equipas do Grupo junto de todas as turmas do 7.º ano) traduziu-se numa forte adesão de novos membros.
  • Realizaram-se 2 momentos formativos para o Clube, no Auditório (fev e junho), dinamizados por técnicas da HELPO, e no segundo, o Clube interagiu virtualmente com jovens de S. Tomé e Príncipe.
  • Os elementos do Clube que terminaram o 12.º ano receberam um Certificado da HELPO.
  • A Campanha de recolha de Leite Fórmula até 12 meses permitiu doar 21 latas (valor comercial de cerca de 315€).
  • O Clube reuniu semanalmente pelo Teams e no 2.º semestre trabalhou em espaço partilhado numa sala do Bloco C.