ENSINO SECUNDÁRIO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO
Os cursos do ensino secundário científico-humanístico são lecionados na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, a escola-sede do Agrupamento, localizada no Bom Retiro, Vila Franca de Xira. Existem no Agrupamento turmas de todos os cursos (Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades)
O Plano Curricular do Ensino Secundário organiza-se de acordo com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento. É a seguinte a distribuição dos tempos letivos semanais pelas diversas disciplinas e áreas curriculares:
Tempos Semanais | |||
Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
Formação Geral | |||
Português | 4,5 | 4 | 5 |
Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
Filosofia | 3,5 | 3 | - |
Educação Física | 3 | 3 | 3 |
Formação Específica | |||
Desenho A | 6 | 6 | 6 |
História e Cultura das Artes | 6 | 6 | - |
Desenho e Geometria Descritiva A | 6 | 6 | - |
Opção anual 1 | - | 3 | 3 |
Opção anual 2 | - | 3 | 3 |
EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano: Oficina de Artes/Oficina Multimédia (escolhe 1 ou 2); Aplicações Informática B/Filosofia A/Língua Estrangeira II/Geografia C/Psicologia B (escolhe 0 ou 1) |
Tempos Semanais | |||
Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
Formação Geral | |||
Português | 4,5 | 4 | 6 |
Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
Filosofia | 3,5 | 3 | - |
Educação Física | 3 | 3 | 3 |
Formação Específica | |||
Matemática A | 6 | 6 | 6 |
Biologia e Geologia | 6,5 | 7 | - |
Física e Química | 6,5 | 7 | - |
Opção anual 1 | - | 3 | 3 |
Opção anual 2 | - | 3 | 3 |
EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano: Biologia/Geologia/Fisíca/Química (escolhe 1 ou 2); Aplicações Informática B/Língua Estrangeira II/Economia C/Filosofia A/Geografia C (escolhe 0 ou 1) |
Tempos Semanais | |||
Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
Formação Geral | |||
Português | 4,5 | 4 | 6 |
Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
Filosofia | 3,5 | 3 | - |
Educação Física | 3 | 3 | 3 |
Formação Específica | |||
Matemática A | 6 | 6 | 6 |
Geografia | 6 | 6 | - |
Economia A | 6 | 6 | - |
Opção anual 1 | - | 3 | 3 |
Opção anual 2 | - | 3 | 3 |
EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano: Economia C/ Geografia C/Sociologia (escolhe 1 ou 2); Aplicações Informática B/Língua Estrangeira II/Antropologia/Ciência Política/Clássicos de Literatura/Filosofia A/Direito/Psicologia B (escolhe 0 ou 1) |
Tempos Semanais | |||
Disciplina | 10.º ano | 11.º ano | 12.º ano |
Formação Geral | |||
Português | 4,5 | 4 | 6 |
Inglês/Mandarim | 3 | 3 | - |
Filosofia | 3,5 | 3 | - |
Educação Física | 3 | 3 | 3 |
Formação Específica (escolhe 2 bienais) | |||
História A | 6 | 6 | 6 |
Francês | 6 | 6 | - |
Geografia | 6 | 6 | - |
Matemática Aplicada às Ciências Sociais | 6 | 6 | - |
Opção anual 1 | - | 3 | 3 |
Opção anual 2 | - | 3 | 3 |
EMRC – (Facultativa) | (1) | (1) | (1) |
Total de tempos semanais | 32/33 | 31/32 | 21/22 |
Disciplinas de opção para 12.º ano: Filosofia A/ Geografia C/Sociologia/Latim B/Língua Estrangeira II ou III/Literatura de Língua Portuguesa (escolhe 1 ou 2); Aplicações Informática B//Antropologia/Ciência Política/Clássicos de Literatura//Direito/Economia C (escolhe 0 ou 1) |
O espaço “Sber +” (Domínio de Autonomia Curricular - DAC) contribui para:
No domínio dos DAC, foi criado um espaço semanal, com um número de tempos comuns, no mesmo horário, a funcionar rotativamente com diferentes disciplinas, de modo a proporcionar um espaço partilhado que possibilite, em termos organizacionais, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares, no âmbito da turma e mesmo em articulação com as outras turmas.
Neste espaço semanal, ainda será possível proporcionar um ensino mais individualizado e que respeite as necessidades de acompanhamento de cada aluno, recorrendo-se a uma bolsa de docentes de diferentes disciplinas que garantirá coadjuvância, em par de pedagógico, dentro da sala de aula, ou fora desta, através da formação de pequenos grupos. Esta estratégia permite trabalhar com diferentes grupos homogéneos.
Esta área, ao fazer parte integrante do currículo, deverá ser desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação. A Cidadania e Desenvolvimento é implementada através do desenvolvimento de temas e projetos sob a coordenação de um dos elementos do Conselho de Turma. A componente de Cidadania e Desenvolvimento não é objeto de avaliação sumativa, contudo a participação nos projetos realizados deverão ser registados no certificado do aluno com a identificação dos temas abordados.
Descarregue aqui os Critérios de Avaliação aprovados para o Ensino Secundário Científico-Humanístico no presente ano letivo.